6 boas práticas para layout de loja e formas de instalação de Self-Checkouts

Quando o assunto é posicionamento e layout para instalação de Self-Checkouts na loja, não existem regras rígidas e imutáveis. Porém, ao implementar o sistema em seu varejo, vale a pena conhecer algumas boas práticas que potencializam a eficiência da solução.

A Perto conta para você quais são:

1. Os Self-Checkouts podem ser posicionados lado a lado, em grupos de 2, 3, 4 ou 5 unidades, conforme o tamanho da loja. Também é possível ter mais unidades instaladas, formando “ilhas”. O modelo mais tradicional no Brasil integra 4 equipamentos, sendo 2 de frente para outros 2, formando um quadrado. É importante observar as distâncias mínimas entre equipamentos, proporcionando um espaço confortável para o cliente operar o self-checkout, sem se chocar com outros clientes.

2. Decida sobre a entrada de carrinhos de compras ou somente de cestinhos. Além de determinar a necessidade de um limitador na entrada do ambiente dos self-checkouts, essa informação impacta diretamente no espaçamento necessário entre os equipamentos, de modo a oferecer uma circulação confortável para os consumidores.

3. Para demarcar o ambiente e conduzir o consumidor para o self-checkout, instale limitadores de acesso. Estes limitadores podem ser construídos com chapas de vidro, madeira ou tubos de aço inoxidável, dispostos para fazer o cliente entender, intuitivamente, onde está a entrada e a saída.

4. Quando existe dispositivo de conferência de peso no self-checkout, tome o cuidado de não instalar os equipamentos próximos de porta sujeitas a rajadas de vento. O vento pode influenciar na movimentação das sacolas e interferir na conferência.

5. Caso a loja opte por não instalar o self-checkout com recurso de pesagem no próprio equipamento, poderá instalar uma bancada com balança para pesagem de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) na entrada do ambiente. Assim, o funcionário que efetua a pesagem também poderá atuar como fiscal da ilha de self-checkouts.

6. Para encerrar o ciclo de vendas com mais segurança e prevenindo perdas, instale bloqueios que liberam a saída somente após o consumidor apresentar o QR-Code no leitor do equipamento. A Digicon disponibiliza bloqueios inovadores para esta solução, com o produto chamado dTower.

Sabemos que textos como esse são somente orientações básicas. Conte com a Perto para saber mais.

Você está pensando em instalar um serviço de autoatendimento no seu negócio? A Perto pode orientá-lo para tornar o seu projeto ainda mais completo e funcional, elevando a experiência que você vai oferecer para os seus clientes.

Entre em contato agora mesmo. Teremos o maior prazer em atendê-lo.

QUERO ORIENTAÇÃO DA PERTO NO MEU PROJETO DE SELF-CHECKOUT.