Grupo Digicon recebe certificação CMMI
Representando um marco histórico para o Grupo Digicon, a empresa recebeu a certificação CMMI – dev nível 3, em sua última versão 1.3 – algo que somente 48 empresas no Brasil possuem. Isso significa que as áreas desenvolvedoras de software utilizam um modelo único de processos que está alinhado com as melhores práticas de desenvolvimento do cenário internacional. “Reconhecida em 94 países ao redor do mundo, essa certificação coloca a companhia em um grupo seleto de empresas em termos de qualidade de software”, diz o Coordenador de Projetos e EPG – Eng. de Processos, Edevaldo F. Souza.
A empresa iniciou o processo em dezembro de 2012 com a contratação de uma consultoria para a condução das atividades necessárias ao alcance da certificação. A partir daí, profissionais das áreas envolvidas (Engenharia Perto, Engenharia Digicon, DSR, VBL e VCA) compuseram a equipe de Engenharia de Processos e criaram os modelos necessários ao desenvolvimento de software. “Em janeiro de 2013 o grupo recebeu treinamento nas práticas do CMMI e em fevereiro iniciamos as atividades de concepção dos processos. Essa fase se estendeu até julho daquele ano, quando foi publicada a primeira versão do MDS (Modelo de Desenvolvimento de Sistemas), exclusivo do Grupo Digicon”, relembra Souza. Desde então, o processo passou por várias avaliações e aperfeiçoamentos que culminaram na versão 4 do MDS, utilizada na avaliação final da certificação.
O que é CMMI?
O CMMI para Desenvolvimento (CMMI-DEV) é um modelo de maturidade para melhoria de processos. Ele é destinado ao desenvolvimento de produtos e serviços que cobrem o ciclo de vida do produto desde a concepção até a entrega e manutenção. Organizações de muitos setores, tais como aeroespacial, bancário, hardware de computador, software, defesa, indústria automobilística e telecomunicações, utilizam o CMMI para o seu desenvolvimento.