Perto marca história e inaugura fábrica na Índia
Um importante passo foi dado na história da Perto. Em outubro de 2016, a empresa inaugurou a sua primeira fábrica fora do Brasil, localizada na cidade de Jaipur, na Índia. “O objetivo de levar a Perto à Índia faz parte do nosso projeto de internacionalização, e foi construído com base sólida e domínio de tecnologias desenvolvidas no Brasil ao longo de 30 anos. Com isso, queremos colocar a Perto entre os principais players mundiais de automação naquela região”, diz Thomas Elbling, presidente da Perto no Brasil.
Um dos grandes atrativos da Índia é a sua previsão de crescimento de 7,6% por ano. “Além disso, a população é seis vezes maior que a do Brasil e uma área territorial três vezes menor. Logo, o parque de ATMs da Índia poderá chegar a 400 mil máquinas. O Brasil, por exemplo, possui, atualmente, em torno de 180 mil ATMs. O potencial é muito maior e o governo está incentivando os bancos indianos a investirem nas zonas rurais. Para cada caixa eletrônico instalado na região metropolitana é necessário que se instale dois ATMs na zona rural”, diz o presidente da Perto Índia, Roberto Baur.
O desenvolvimento do projeto da Perto Índia começou em 2006. Já em 2011, a Perto iniciou suas atividades na Índia para se familiarizar com a cultura, lugares e entender os perfis dos clientes e para definir o local onde instalar a sua fábrica. A primeira venda da Perto Índia aconteceu em 2012, quando um executivo de um dos principais bancos indianos, o ICICI, visitou a fábrica da Perto no Brasil. O pedido foi de 95 terminais bancários, hoje são mais de 700.
A cultura indiana é cheia de rituais com vários significados. A cerimônia de inauguração da Perto na Índia respeitou as tradições locais e contou com a presença de autoridades indianas, como o ministro das indústrias Hon’ble Shri Gajendra Singh Khimsar, e o embaixador do Brasil na Índia Tovar da Silva Nunes.