Um toque que faz a diferença: Descubra a importância da qualidade touchscreen no seu Terminal de Autoatendimento
Você já teve problemas com a tela touchscreen do seu celular ou do seu tablet?Já tentou utilizar sua digital em algum sistema e o funcionamento não foi legal? Se a resposta foi positiva, provavelmente você já tem uma noção da dimensão do impacto que uma tela touchscreen de qualidade tem em seu dia-a-dia. Num terminal de autoatendimento comercial, isso não é diferente. Ao contrário, é fator determinante para uma grande experiência do consumidor.
Qualidade na touchscreen é agilidade na operação e satisfação para o usuário.
A Perto sabe o quanto a qualidade da touchscreen é essencial para o sucesso das soluções de autoatendimento.
Afinal, o primeiro contato do cliente com o Self-Checkout acontece através do toque na touchscreen. É através dele que o cliente visualiza as opções de serviços existentes, realiza suas escolhas e interage com os recursos, produtos e serviços disponíveis naquele estabelecimento.
Neste momento, superar as expectativas do cliente depende de dois fatores:
- da tecnologia escolhida e qualidade da tela touchscreen presente no equipamento;
- do layout apresentado na tela e navegabilidade do menu de opções.
É importante observar que, com relação ao menu de opções, quanto menor o caminho até a conclusão das operações, melhor. Assim, a experiência se torna mais ágil, fácil e, consequentemente, mais satisfatória para o usuário.
Tecnologia certa transforma a experiência.
Em uma explicação simples, a touchscreen consiste em uma tela transparente, sensível ao toque, instalada sobre um monitor. Através dela, o usuário visualiza o conteúdo e, pelos toques, simula a ação de um mouse, selecionando as opções apresentadas pelo sistema.
Muitos de nós já tivemos experiências boas e ruins com a touchscreen. E isso se deve ao tipo de tecnologia escolhida para fabricação deste recurso.
Conhecer cada um deles é importante na hora de garantir a melhor experiência para o cliente com a solução de autoatendimento.
Abaixo, destacamos os tipos mais usados em Self-checkouts e Terminais de Autoatendimento.
Ao escolher a solução para o seu estabelecimento/negócio, observe as características técnicas e opte pela tecnologia que contribuirá com uma experiência inesquecível, fazendo com que seu cliente saia satisfeito e retorne à sua loja.
- Touchscreen Resistivo
É a tecnologia que tem melhor desempenho quando acionada com canetas específicas, e não pelo toque dos dedos. É formada por duas placas finas, sendo uma de metal e outra de vidro. Quando a tela é pressionada, as placas se encostam e geram mudanças no campo elétrico indicando as coordenadas para o computador.
- Touchscreen Capacitivo
É a tecnologia que tem menos perdas de luminosidade, com 90% da luz do monitor passando pela tela. É formada por uma camada metálica conhecida como capacitiva, carregada de eletricidade. Ao ser tocada, transmite parte dos elétrons para o dedo, criando um “choque” suave demais para ser percebido. O computador entende o ponto da descarga elétrica e informa as coordenadas para o sistema, acionando o menu.
- Touchscreen SAW (Surface Acoustic Wave)
Essa é a tecnologia que permite a passagem de 100% da luminosidade da tela, sem perdas. Consiste em dois sensores posicionados nos quatro lados da touchscreen, sendo um transmissor e outro receptor. Ao interromper a onda com o toque, os receptores identificam o local e informam a coordenada ao computador.
- Touchscreen PCAP (Capacitivo Projetado)
É a tecnologia que permite a detecção de múltiplos toques na tela. Além disso, permite passagem de 100% da luminosidade. Os sensores são laminados com a cobertura de vidro da touchscreen. Um sinal eletrônico de alta frequência cria um campo elétrico sobre a camada de vidro. Quando um toque “perturba” o campo elétrico, o sensor envia a coordenada do local ao computador.
Atualmente, as tecnologias de ponta recomendadas para terminais de autoatendimento são as SAW e PCAP. Isso porque permitem a passagem de 100% da luminosidade gerada pelo monitor e oferecem melhor resposta aos toques.
Conhecer as opções disponíveis e escolher a mais adequada é fundamental para o sucesso de qualquer projeto de autoatendimento, como os Self-Checkouts.
Quer descobrir qual é a melhor tecnologia touchscreen para o autoatendimento em seu negócio?
A Perto terá prazer em ajudar você a descobrir.