Como escolher a melhor configuração de self-checkout
Saiba a fundo todos os detalhes para realizar a melhor escolha para seu estabelecimento. Além do tipo de tecnologia, também é importante observar as dimensões e opcionais de cada modelo. De maneira geral, podemos categorizar o self-checkout pelos principais periféricos que o compõe, como a seguir:
Monitor com Touchscreen: o primeiro contato do cliente com o self-checkout acontece através do toque no monitor touchscreen. É através dele que o cliente visualiza as opções existentes, realiza as escolhas e interage com os recursos, produtos e serviços disponíveis naquele estabelecimento.
PinPad: é o dispositivo que permite ao cliente realizar pagamentos com cartões ou mesmo pelo celular. Muitos varejistas recebem PinPads em comodatos dos fornecedores de adquirência. Com isso, optam em adquirir a solução de autoatendimento apenas com a “espera” para conexão do PinPad, reduzindo assim o preço do self-checkout.
Impressora Térmica: após o término do processo de compra, o cliente recebe o comprovante de sua Nota Fiscal Eletrônica através das impressoras, que podem ser modelos já utilizados em PDVs ou opções mais sofisticadas, com maior autonomia de papel e que proporcionam mais eficiência operacional para a loja.
Balança para Pesagem de Frutas Legumes e Verduras (FLV): cada loja tem sua regra para pesagem de frutas, legumes e verduras. Ao projetar a implantação do self-checkout, existem três opções para pesagem do FLV:
1) Realizar a pesagem nas proximidades do local onde os FLVs estão expostos.
2) Realizar a pesagem na entrada da ilha de self-checkouts, aproveitando o profissional que apoia este local.
3) Permitir que o cliente realize o trabalho de pesagem diretamente no self-checkout. Nesse caso, cada equipamento deverá possuir uma balança, que pode ser integrada ao leitor de código de barras ou simplesmente instalada no gabinete do self-checkout.
Leitor de Códigos de Barras e QR Code: são disponibilizados no mercado leitores com tecnologia laser e ótica, sendo esta última mais rápida e eficiente, o que impacta diretamente na experiência do usuário. Existem ainda as versões bióticas, com duas janelas de leitura de códigos, característica que também influência na velocidade e na experiência do consumidor. Para esta categoria, ainda é possível adquirir leitores bióticos com balança FLV integrada ao dispositivo.
Microcomputador: é a CPU do self-checkout, na qual o software aplicativo PDV é instalado e todos demais periféricos são conectados para realizar a operação. Importante comparar a capacidade de armazenagem, memória e processamento oferecida e a necessária, sempre pensando no longo prazo.
O microcomputador deve ter o Sistema Operacional necessário para instalação do software aplicativo. Os mais comuns são Linux e Windows. Com relação ao Windows, recomenda-se a utilização das versões IoT Enterprise, que por serem licenças profissionais, elas não instalam aplicativos desnecessários no self-checkout, como jogos e calculadora por exemplo, deixando o sistema mais leve e seguro.
Sinalizador Luminoso: através deste dispositivo, clientes e funcionários podem identificar se o self-checkout está livre, em uso ou com alguma notificação alarmada. Existem diversos tipos de sinalizadores, que vão de torres altas aos formatos mais discretos.
Suporte para Cesto: como o self-checkout é indicado para compras rápidas e pequenas, nas quais é comum o uso de cestos, é importante que exista um suporte ou móvel no qual o cliente possa apoiar suas compras enquanto registra os produtos e efetua o pagamento.
Suporte para Sacolas: após o registro de cada item no leitor de código de barras, o cliente já insere os produtos dentro da sacola, facilitando a saída após a realização do pagamento. Existem inúmeras configurações disponíveis no mercado, que variam na quantidade de suportes, dimensões do móvel e na inclusão do dispositivo de medição de peso antifraude. No caso das soluções disponibilizadas pela Perto, existem balcões pequenos, médios e grandes, estes últimos recomendados para operações de Atacados e Atacarejos.
Dispositivo de Conferência de Peso Antifraude: instalado sob o móvel de suporte das sacolas, sua função é aferir se o peso do produto inserido na sacola é compatível com o peso do produto registrado no leitor de código de barras. Por exemplo, se houve o registro de uma embalagem de um quilo de arroz, o dispositivo deverá apontar o mesmo peso. Em caso contrário, a operação é interrompida e o sinalizador deverá alertar visualmente os fiscais da loja. Existem dispositivos de conferência de peso com capacidade de carga de até 30kg e de até 120kg, conforme o tipo da operação e embalagens utilizadas em cada Supermercado ou Atacado.
Câmera: alguns softwares aplicativos já operam com identificação facial ou registram a imagem do cliente que está fazendo aquela transação. Este item é opcional aos self-checkouts.
Sensores: quando se fala em monitoramento remoto, a leitura de sensores instalados no self-checkout são muito importantes. Entre as funcionalidades disponíveis estão sensores de porta aberta, remoção de PinPad, presença, entre outros.
A seguir, apresentamos os modelos e opções de self-checkouts desenvolvidos e comercializados pela Perto:
Modelo CKT-0250
Versão extremamente compacta, na qual o suporte para sacolas está instalado no gabinete central. Permite que estabelecimentos comerciais com dimensões reduzidas, como farmácias, drogarias, padarias, minimercados, lojas de bairro ou mesmo de conveniência possam implementar esta solução de autoatendimento.
Este modelo de self-checkout traz, como itens de série, o Monitor Touchscreen, Leitor de Código de Barras Fixo Ótico, Microcomputador, Sinalizador Luminoso, Suporte para Cesto e Suporte para Sacolas.
Nesta versão ainda é possível optar pela utilização de impressora externa ou interna ao gabinete central, bem como a instalação do dispositivo de conferência de peso. O PinPad pode ser do próprio cliente ou fornecido diretamente com o self-checkout.
Modelo CKT-0300
Versão similar ao SC-0250, porém, no lugar do dispositivo de peso é instalada uma antena leitora de RFID, permitindo que varejistas de moda possam automatizar as funções de PDV com a leitura das etiquetas.
Modelo CKT-0500
Versão compacta, com suportes laterais para sacolas e cesto de compras. Traz como itens de série Monitor Touchscreen, Microcomputador, Sinalizador Luminoso, Suporte para Cesto e Suporte para Sacolas.
A impressora é instalada em suporte externo ao gabinete central, podendo ser fornecida juntamente com o self-checkout ou utilizar uma unidade já existente na loja, valendo o mesmo para o PinPad.
Esta versão permite a utilização de leitores de códigos de barras fixo vertical ou bióticos, com ou sem balança FLV integrada. Quando utilizado leitores de códigos de barras fixo vertical ainda é possível instalar uma balança para pesagem de FLV.
No suporte de sacolas é possível instalar o dispositivo de conferência de peso. O modelo é indicado para todos os tipos de estabelecimentos comerciais.
Modelo CKT-1000
Versão sofisticada com móveis laterais para sacolas e cesto de compras, na qual é possível armazenar insumos extras como sacolas, bobinas de papel, entre outros.
Este modelo de self-checkout traz como itens de série Monitor Touchscreen, Microcomputador, Sinalizador Luminoso, Móvel para Cesto e Móvel para Sacolas.
A impressora pode ser interna, com capacidade de bobinas de até 7 polegadas de diâmetro, ou instalada em suporte externo ao gabinete central. Neste caso, pode ser fornecida juntamente com self-checkout ou utilizar uma unidade já existente na loja, valendo o mesmo para o PinPad.
Esta versão permite a utilização de leitores de códigos de barras bióticos com ou sem balança FLV integrada. Também são itens opcionais: câmera, sensores de presença.
No móvel de sacolas, ainda é possível instalar o dispositivo de conferência de peso.
É o modelo indicado para lojas maiores e para varejistas que querem explorar o máximo de funcionalidades que um self-checkout pode oferecer.
Para cada tipo de loja, para cada tipo de necessidade, existem modelos e opções de self-checkouts disponíveis. Ao fazer a escolha certa, o varejo pode expandir a experiência de consumo de seus clientes, trazendo mais movimento, modernidade e agilidade para seus estabelecimentos.
QUER SABER COMO OS MODELOS SELF-CHECKOUT DA PERTO PODEM TRANSFORMAR O SEU NEGÓCIO?
ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO.