Banco da Amazônia adota tecnologia anti-skimming
Em 2015, o Banco da Amazônia, cliente da Perto, instalou 157 kits da tecnologia anti-skimming, solução que proporciona um aumento de segurança e evita fraudes nos caixas eletrônicos.
Trata-se de um sistema próprio, planejado e desenvolvido pela Perto. Possui sensores especiais, posicionados estrategicamente nos ATMs, que detectam a presença de quaisquer dispositivos sobrepostos no painel do equipamento. Estes dispositivos são colocados por fraudadores e o sistema, ao identificá-los, retira o equipamento de funcionamento, disparando alarme sonoro local e também aviso à equipe de monitoração remota do cliente
Os ATMs para a área bancária desenvolvidos pela Perto já têm esse dispositivo de segurança. O Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNB, Banrisul, Sicoob e Sicredi são algumas das instituições que adotaram a tecnologia.
CARACTERÍSTICAS
Monitoramento
- Identificação de sobreposição/acoplamento sobre regiões como Monitor de Vídeo, Leitora de Cartões e Teclado criptográfico
Proteções
- Contra detecções falsas como variações referentes à proximidade do usuário, variações de umidade relativa, luminosidade, etc.
- Autoproteção contra ataques físicos ao dispositivo;
- Ações Autônomas: Tomada de ação automática e ação preventiva em resposta a detecção de objeto espúrio;
- Registro de Eventos: Armazenamento de histórico de eventos criptografados;
- Captura de Eventos: permite leitura remota e local do histórico de eventos;
- Reativação do Terminal: automática quando da retirada do artefato fraudulento;
Outras Funcionalidades Integradas
- Comunicação com placa de alarmes do banco;
- Ajuste local e remoto de sensibilidade e tempo detecção de fraudes;
- Tempos (detecção, suspeita, retorno de fraude) parametrizáveis.