Benefícios do self-checkout conquistam supermercados
Em sintonia com a crescente tendência de autoatendimento que vem sendo observada em diversos setores da economia, desde o sistema bancário, passando pelos estacionamentos e até o transporte urbano, a Perto apresentou no ano passado seu terminal Self-Checkout para pagamento de mercadorias. Essa inovação já angariou a atenção e a adesão de importantes redes de supermercados na região Sul, como a Cia. Zaffari, Caitá Supermercados, Super Economia, Celeiro Supermercados e Brasão Supermercados, que foram pioneiros na adoção dessa tecnologia. De acordo com a gerente comercial Belques Silveira, a expectativa é que, até o ano de 2017, centenas de self-checkouts sejam instalados em todo o território brasileiro.
Os self-checkouts fornecidos foram testados e homologados com as software houses responsáveis pelo PDV destas lojas, como Sysmo, RP Info, Arius-KW.
Uma das características mais notáveis do Self-Checkout é sua capacidade de agilizar o atendimento, o que tem atraído a preferência dos consumidores. Belques ressalta que essa ferramenta representa uma adição valiosa para os clientes, já que os estabelecimentos continuam a contar com os caixas convencionais em funcionamento. O Self-Checkout pode ser implantado em ilhas compostas por quatro a seis equipamentos, sendo supervisionados por um funcionário durante a operação. A empresa Digicon, do mesmo grupo da Perto, oferece a solução de controle de acesso, incluindo bloqueios para entrada e saída dos clientes, através dos modelos dTower e dSlim.
A adoção dos self-checkouts nestas redes, além de reduzir as filas para os clientes com pequena quantidade de compras, também melhorou o planejamento das escalas de trabalho dos funcionários que operam os PDVs tradicionais.