Manutenção preventiva, porque fazer?
O objetivo da manutenção preventiva é evitar uma parada indesejada de algum equipamento. A ABNT NBR 5462 define: “Efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item”. Esse debate acaba sendo bem comum nas assistências técnicas, pois a falta de execução deste tipo de serviço pode trazer sérios prejuízos.
Imagine a seguinte situação: deixar de realizar a manutenção preventiva da correia dentada do seu veículo a cada 40.000km. A troca leva apenas um turno e custa em média R$300,00. Caso a correia rompa, o conserto corretivo levará dias e o valor pode superar os R$4.000,000, além do inconveniente de ficar com o carro parado, à espera de um guincho. Por outro lado, a mesma tese não se aplica às lâmpadas dos faróis, já que o tempo e o custo para realizar a troca são bem menores.
O importante é identificar os equipamentos vitais para seu negócio, definir a periodicidade e quais itens serão obrigatórios checar, ajustar ou trocar. O foco é #altaperformance, #disponibilidade, #vidautil e a #satisfação de seus #clientes. Porém, não é uma tarefa fácil, é preciso ter processo estruturado, sistema e sw inteligentes para compor os dados de um plano fundamentado. Por fim, é imprescindível dominar o produto, ter acesso à engenharia, à originalidade das peças e a uma equipe altamente qualificada e capacitada.