O PIX chegou: E agora?
O Banco Central do Brasil, ao disponibilizar o sistema de pagamentos instantâneos PIX, permitiu que os consumidores brasileiros possam efetuar saques em dinheiro de suas contas bancárias em lojas do varejo, sem ter que ir ao banco ou a um terminal de autoatendimento.
Neste caso, o dinheiro que os varejistas recebem pelas compras de um consumidor poderá ser disponibilizado a outros consumidores que desejem sacar. Ou seja, há um novo fluxo de entradas e saídas de cédulas e moedas no varejo.
Mais dinheiro no estabelecimento exige mais segurança
O desafio do varejo sempre foi de controlar e administrar as cédulas e moedas, reduzindo ao máximo as perdas decorrentes de contagens, recontagens e o manuseio interno.
Pensando em resolver este tipo de problema, surgiram soluções de cash management, como o PertoCash Automation, equipamento que valida e reconhece as cédulas e moedas do Real, armazenando cada denominação em compartimentos independentes para serem reaproveitadas em retiradas ou saques futuros.
O PertoCash Automation permite que operadores de caixa, fiscais e tesoureiros efetuem saques de fundo de caixa, depositem valores de sangria ou de fechamento de caixa ou até troquem cédulas de valores elevados por cédulas de menor valor ou mesmo moedas.
Todas as transações são registradas e armazenadas em banco de dados, sendo emitido um comprovante impresso para o operador que está efetuando a transação.
Com o PIX, o varejo vai ter que se adaptar a ter mais dinheiro disponível nos estabelecimentos. Conte com o PertoCash Automation para realizar suas operações de caixa com mais segurança e agilidade.