Precisou de troco? Você precisa do PertoCash Automation
Você já ouviu falar em fundo de troco, fundo de caixa ou caixinha, certo? No varejo, estes termos são muito utilizados para falar sobre a abertura de caixa do ponto de venda (PDV) de lojas, farmácias, supermercados, panificadoras, entre outros comércios.
O fundo de caixa é utilizado para garantir o troco aos clientes que pagam as compras em dinheiro, evitando que o operador de caixa tenha que se retirar da sua posição de atendimento para procurar troco.
Cada varejista cuida de um jeito do fluxo operacional da entrega do fundo de troco aos seus operadores de caixa. Não existe uma regra geral para periodicidade, valores e quantidades de cédulas e moedas a serem entregues, isso varia de estabelecimento para estabelecimento.
O trabalho do tesoureiro
Em uma macro análise, o tesoureiro da loja é o responsável por administrar todo o dinheiro circulante dentro do estabelecimento, podendo ter uma sala segura chamada Tesouraria. Neste local, cédulas e moedas são contadas, recontadas e separadas em embalagens, recipientes ou diretamente nas gavetas de PDV para serem entregues aos operadores de caixa, que por sua vez, precisam também contar e validar a quantidade de cédulas e moedas que estão recebendo.
O problema das contagens manuais
Essas contagens manuais geram muito trabalho e retrabalho e são sujeitas a eventuais erros humanos. Esses erros precisam ser identificados e reparados imediatamente, caso contrário, em muitas oportunidades, a investigação da falta desse dinheiro se torna muito mais cara do que o próprio valor faltante, também conhecido como Quebra de Caixa. Ou seja, a contagem manual além de demandar mais tempo, muitas vezes acaba se tornando motivo de desconfiança, criando um clima ruim nos estabelecimentos.
PertoCash Automation simplifica o dia a dia
Uma das tantas funções do PertoCash Automation, a solução de gestão de tesouraria (cash management) desenvolvida pela Perto é permitir que o operador de caixa retire o seu fundo de troco diretamente no equipamento, como se fosse um saque em um caixa eletrônico, através de identificação e autenticação por biometria ou mesmo por login e senha.
Um equipamento, muitas configurações
A solução Pertocash Automation permite que sejam cadastradas várias configurações de tipos de fundo de troco para que sejam relacionadas pelo tesoureiro para cada tipo de operador de caixa, se for o caso.
Por exemplo, o operador de caixa que atende um PDV de alto giro, como um caixa rápido, provavelmente irá atender mais clientes do que um operador que atende clientes com maior volume de compras. Com isso, quem estiver trabalhando no caixa rápido, provavelmente precisará de mais troco e, neste caso, o tesoureiro irá configurar esta situação no PertoCash Automation.
Evite erros manuais e retrabalho: conte com a solução PertoCash Automation em seu estabelecimento.